Laboratórios

Laboratórios
Dado as características abrangentes do tema eficiência energética, que envolve múltiplas áreas de conhecimento para a solução de seus problemas, entende-se que o CEAMAZON será uma estrutura agregadora das competências distribuídas nas diversas unidades acadêmicas e de pesquisa da Universidade Federal do Pará.
Mesmo que o CEAMAZON seja a união de 8 laboratórios será visto como uma única entidade e não com ações independentes e desalinhadas. Esta posição estratégica contribui para que seja observado pelo mercado como uma estrutura consistente e segura para investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, contratação de serviços e treinamentos.

Laboratório de Tecnologias Avançadas em Sistemas Motrizes
O Laboratório de Tecnologias avançadas em Eficiência Energética para sistemas motrizes industriais visa o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão em eficiência energética voltado para sistemas motrizes industriais. O laboratório é composto de quatro bancadas que são réplicas de pequeno porte dos principais sistemas existentes na indústria: sistemas de bombeamento, correia transportadora, compressão de ar e ventilação/exaustão e ainda possui uma bancada de testes de motores ( Freio de Focault). Estes protótipos forma adquiridos através do convênio firmado com a ELETROBRÁS.
Protótipos industriais do Lamotriz

Este laboratório também realiza análises de sistemas produtivos visando a eficientização do processo contando com uma equipe interdisciplinar nas áreas de  Engenharia Elétrica, Arquitetura, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

Laboratório de Modelagem e Simulação Computacional
Este laboratório prevê uma infra-estrutura de hardware e software para o desenvolvimento de programas computacionais voltados para a eficiência energética nos vários segmentos dos usos finais, nas redes de distribuição de energia elétrica, e sistemas isolados de geração de energia. Os programas desenvolvidos podem ser utilizados como ferramentas de auxilio ao treinamento de profissionais da área de eficiência energética na industria e nas empresas concessionárias, bem como para o público de modo geral e também como suporte ao desenvolvimento das pesquisas na área. Como temas preferenciais para o desenvolvimento das aplicações computacionais destacam-se: redução de perdas técnicas em sistemas de distribuição de energia; supervisão e controle em redes de distribuição de energia; proteção de sistemas de distribuição; auditorias e diagnósticos energéticos em instalações industriais, prédios públicos; outros.

Laboratório de Tecnologias Avançadas em Instalações Elétricas
Este laboratório prevê uma infra-estrutura física e de software para o desenvolvimento de medições de eficiência de iluminação e projetos de instalações elétricas energeticamente eficientes de um modo geral. A infra-estrutura física será utilizada para o desenvolvimento de pesquisas e treinamentos associados à eficiência dos sistemas de iluminação em função de fatores como cores do teto, paredes e piso, bem como do uso de sensores de presença e de sistemas inteligentes de controle do fluxo luminoso em função do maior ou menor nível de iluminação natural. Os ambientes a serem desenvolvidos poderão ser utilizados como ferramentas de auxilio ao treinamento de profissionais da área de iluminação energeticamente eficiente nas indústrias e no comércio, bem como para o público de modo geral e também como suporte ao desenvolvimento das pesquisas na área.
A infra-estrutura de softwares prevê a elaboração de projetos energeticamente eficientes através do uso de lâmpadas e luminárias adequadas a cada tipo de ambiente, além da realização de pesquisas correlatas. Como temas preferenciais para o desenvolvimento das aplicações computacionais destacam-se: redução de perdas técnicas em sistemas de iluminação; controle do fluxo luminoso; auditoria visando a disseminação do uso de tecnologias eficientes;  e diagnósticos energéticos em instalações industriais e comerciais e outros.

Laboratório de Qualidade da Energia
O Laboratório de Qualidade de Energia trabalha com as relações entre as ações de eficiência energética e seus impactos na qualidade da energia elétrica nos equipamentos, sistemas e processos. Para tanto disporá de uma infra-estrutura de equipamentos para a realização de medições, análises e simulações envolvendo aspectos de qualidade de energia tais como: distorções harmônicas, desequilíbrios, flicker, e variações de tensão de curta duração como afundamentos e elevações, e também variações de altas freqüências provocadas por surtos de manobras e descargas atmosféricas nos sistemas elétricos.
O laboratório desenvolve atividades de ensino e pesquisa, e testes de desempenho em eficiência e qualidade de energia em equipamentos eletroeletrônicos.

Laboratório de Análise Físico Química
O Laboratório de Análises Físico-químicas está direcionado para a formação em eficiência energética de alunos de graduação e pós-graduacão em química, engenharia química, engenharia elétrica, engenharia mecânica e química industrial, voltado para processos químicos industriais. Os processos deste tipo de industria, muito presente na região norte, são eletroquímicos com elevado consumo de energia elétrica: industrias químicas (aproveitamento de sucatas de ferro e etc), plástico, aço, ferro, alumínio, etc.

Laboratório de Conforto Ambiental
O Laboratório de conforto ambiental tem como objetivo proporcionar os meios necessários dentro do “estado da arte” da tecnologia e metodologia  para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino de graduação, pós-graduação e extensão, através de estudos, experimentos, treinamentos sobre técnicas e procedimentos de conforto ambiental.  Promoverá ações concretas, unindo o alicerce teórico ao instrumental-prático, definindo ao longo de sua consolidação a relação de causa e efeito das tomadas de decisões sejam projetuais ou através de diagnóstico de  edifícios existentes, caracterizando e certificando ambientes do ponto de vista do desempenho energético e impacto ambiental.  Realizará estudos de casos locais e referenciais dentro da prática contemporânea e histórica de projeto seja para o edifício como para o meio urbano, reinterpretados principalmente sob as condições da realidade climática  -quente e úmida- da região amazônica.  Dentro das práticas este laboratório deverá fomentar continuamente a interdisciplinaridade  e o estabelecimento das bases didático-pedagógicas para  difundir os conceitos e procedimentos aplicados a área de conforto ambiental e eficiência energética de edificações.

Laboratório de Aferição de Grandezas Mecânicas
Na maioria das empresas instaladas na Região Norte, têm-se implementados processos de produção que fazem o uso intensivo de instrumentos e dispositivos que envolvem as principais grandezas industriais: pressão, temperatura e vazão. Para manter a produtividade e também a segurança desses processos, faz-se necessário a aferição sistemática desses dispositivos e instrumentos, rastreados por padrões internacionais. Essa é uma ação de alta relevância e contribuição para a eficientização energética de processos industriais, tornando-os mais competitivos e seguros. Manter a eficiência dos processos industriais em patamares satisfatórios é essencial para o aumento da competitividade das empresas no mercado.
Neste sentido, o Laboratório de Aferição de Grandezas Industriais propõe-se a ser um laboratório de referência na Região Norte para as grandezas pressão, temperatura, e vazão, sendo a sua infra-estrutura utilizada para o desenvolvimento de ensino e pesquisa na área de Tecnologias Industriais Básicas (TIB), e de realização de calibração em medidores dessas grandezas para as industrias instaladas na Região.