O CEAMAZON

"Um centro onde atuam pesquisadores de diversas áreas visando à eficiência energética”


CEAMAZON - PCT Guamá - UFPA
          A região Amazônica tem um grande potencial para geração de energia, devido aos recursos ambientais que possui. Contudo, para explorar esse potencial, precisa-se levar em conta o histórico de problemas sociais e ambientais que a região sofreu, devido também à implantação de hidrelétricas. Esse é um dos motivos para se incentivar as pesquisas que visam ao desenvolvimento de tecnologia energética a partir de uma perspectiva sustentável.
          No Pará, através de iniciativa da Eletrobrás, da UFPA e do Governo do Estado, implantou-se o primeiro Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia - CEAMAZON, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. O Centro traz propostas para o uso racional de energia e o desenvolvimento desse campo, de caráter multidisciplinar do CEAMAZON, que conta com pesquisadores de áreas das engenharias elétrica, mecânica, química, arquitetura e urbanismo, dentre outras.

HISTÓRIA
          O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia – CEAMAZON, na sua atual configuração, é uma entidade de PDI – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – pública, vinculada à UFPA – Universidade Federal do Pará e sediado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.
          O CEAMAZON é resultado de união de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Pará apoiados pela Eletrobras por meio de convênio com objetivo de criar o primeiro Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia - CEAMAZON em 02/06/2006.

MISSÃO
          Contribuir para o desenvolvimento regional buscando a eficiência energética por meio de desenvolvimento tecnológico contribuindo com subsídios para a regulamentação do mercado de eficiência energética na Região

VISÃO
            Ser referência como uma organização de aprendizagem permanente, catalisadora de desenvolvimento, aplicando e difundindo seus conhecimentos por meio de publicações e serviços de tecnologia especializados.